Quando Iniciar os Estudos para a OAB?

By Katrine Bernardo - abril 06, 2018


     
       Quando iniciar os estudos preparatórios para a OAB? Essa é uma pergunta que ouço frequentemente, principalmente agora que estou no penúltimo ano de faculdade, logo, ano que vem já poderei prestar a temida prova. Quero deixar claro que falarei apenas seguindo meu ponto de vista, afinal, não tem fórmula matemática que diga quando é a "tal" data ideal.
            De início já posso dizer que a melhor época seria sim após o início ou conclusão do sexto período, pelo simples fato de, independente de ter uma rotina tranquila ou agitada, o tempo ser maior e o aluno poder estudar com calma, principalmente as matérias que tem maior dificuldade ou não foram ensinadas de forma tão boa (isso acontece, e muito).
        Conheço alunos que conciliam cursinho preparatórios com a faculdade, outros acabam estudando em casa, mas, o mais importante é ter boa vontade e organização, o resto vai tudo se ajeitando aos poucos.
              Minhas dicas são para quem vai, assim como eu, iniciar a rotina de estudos agora seriam:
  • Ter um bom material, isso tanto doutrinas quanto aulas virtuais. Tem alguns livros de revisão para OAB incríveis que ajudam muito também! Também tem muitas videoaulas no youtube com conteúdos transmitidos de forma prática e dinâmica (meu tipo favorito de aula). Quem tiver condições de comprar um cursinho preparatório é ótimo. Nem todos indicam cursinho para a primeira fase, mas acredito que tudo depende da rotina e de como foram ensinadas as matérias em cada faculdade.
  • Exercícios. Para mim exercícios são a “chave de ouro” em tudo, desde provas para escola/faculdade até para vestibulares e concursos, são através deles que tu consegue ver como determinada matéria é cobrada na OAB, onde está tua dificuldade e com isso, onde tens que estudar mais. Assim como os livros de revisões, tem livros só de questões muito bons também (e dá para levar para todos os lugares) e sites de questões na internet (quero fazer um post específico indicando eles).
  • Controle mental/ansiedade. Isso não tem fórmula mágica, é cada um com seu psicológico e pronto. É difícil, mas se não manter o controle todo seu estudo e dedicação serão em vão.
  • Deixar a procrastinação de lado. Não adianta, ela só atrapalha e no fim do dia tu se sente mal por ter se autossabotado. Tente estudar pouco, mas todos os dias e se recompense por isso. Quando tu fores pegar tua vermelhinha vai ver que tudo valeu a pena.
          Bom, por enquanto deixarei essas dicas como essenciais, quero gravar um vídeo sobre isso então deixe nos comentários sua opinião e o que você acha importante para iniciar os estudos.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários